SERVIÇOS

Sessões de Formação, Sensibilização e Informação

Estas sessões têm como objetivo:
  • Preparar os/as jovens para o exercício da cidadania;
  • Sensibilizar para questões como: Bullying, Direitos Humanos, Cidadania, Violência, Deficiências, entre outras;
  • Criar e fomentar uma cultura de Cidadania;
  • Desenvolver e aprimorar competências de forma a gerar atitudes e comportamentos responsáveis e adequados em situações do dia-a-dia;

Parentalidade Positiva

E as birras? Os castigos funcionam? Posso bater? Ele/a quer sempre atenção! Ele/a não faz o que mando! Não consigo estabelecer rotinas em casa… Só obedece ao pai!

Estas e muitas outras, são questões e dúvidas que a parentalidade nos pode trazer.

Como a Parentalidade Positiva pode ajudar ?

Através de estratégias e da compreensão mais acurada da infância, é possível instrumentalizar os pais para enfrentarem os desafios do dia-a-dia de forma mais sensível, sustentável e saudável, o que vai gerar menos stress e atritos na relação parental-filial-parental e criar uma sólida relação de afetos, confiança e reciprocidade.

Intervenção Social

A sua principal função é contribuir para a qualidade de vida de todos/as os/as cidadãos/as. A preocupação com o bem-estar de quem mais necessita, leva este o GAIP a mobilizar esforços para oferecer respostas aos mais diversos problemas sociais. Pretendemos que haja um contributo forte para a inclusão social, a igualdade nos mais diversos direitos e deveres, combate à violência, e a promoção e desenvolvimento de uma cultura social cada vez mais forte.

Psicologia Clínica

Especialidade clínica que avalia, diagnostica e intervém nas doenças mentais, alterações comportamentais, cognitivas e emocionais, elaborando planos de tratamento cientificamente validados. Esta especialidade engloba a psicoterapia ou apoio psicológico, que deve ser ajustado em função da compreensão clínica de cada pessoa ou situação.

É aqui que se acompanham situações clínicas de disfunção psíquica, emocional ou cognitiva (depressão, ansiedade, stress pós-traumático, pânico, luto).

 

Estimulação Cognitiva

Porque sabemos que cada criança é única e possui os seus próprios ritmos, interesses, fragilidades e potencialidades, o GAIP desenvolve no âmbito da Estimulação Cognitiva na 1ª e 2ª Infância o PPED: Programa Pessoal de Estimulação e Desenvolvimento.

PPED é desenvolvido em conjunto com a família – e outros profissionais, quando necessário – e deverá ser implementado no âmbito da rotina diária da criança, de forma lúdica e positiva.

Terapia da Fala

Terapia da Fala é a área da saúde responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e problemas relacionados, incluindo todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, assim como formas de comunicação não verbal. Engloba ainda a prevenção, avaliação e tratamento da deglutição. Esta especialidade destina-se a indivíduos de todas as idades, desde a neonatologia à geriatria.